segunda-feira, 25 de abril de 2016




Através de pesquisa realizada no portal do professor, que disponibiliza vários conteúdos relacionados a educação,sites de busca além de várias dicas de aulas, noticias sobre educação e também conta com um enorme acervo bibliográfico para pesquisa e construção de planos de curso. Um ótimo espaço para adquirir e compartilhar conhecimentos, alem da praticidade em navegar,nos remete assim de forma sintetizada a concluir ideias de planos de curso e definir que o plano de aula resume- se na perspectiva do professor, baseando em tudo o que ele almeja para sua aula.
O plano de aula é derivado de um projeto pedagógico, o qual sera desenrolado ao decorrer das aulas pelo docente que através de seu plano dinamizara o conteúdo. A partir dos pontos especificados sitaremos a baixo um esquema de plano de aula que terá como conteúdo os Jogos Matemáticos que é uma forma lúdica de facilitar o aprendizado por meio das brincadeiras que envolve todo um contexto matemático gerado por situações que através do método será facilmente introduzida aos alunos como a matemática é indispensável em nossas vidas.

E o plano de aula, foi resultado de uma pesquisa extraída do site “portal do Professor”.


Plano de Aula


Conteúdos:
  • Matemática e seus jogos
  • Jogo de memória potência
  • Torre de Hanói


Objetivos Específicos:
  • Conhecer jogos matemáticos que facilitem o entendimento da disciplina ;
  • fazer atividades de potência, conseguir aprimorar o conhecimento capacitando para outras atividades;
  • Estabelecer relação entre o jogo proposto e a função matemática, entender como a torre de Hanói pode ser usada como uma função ;
  • Colaborar nos trabalhos de grupo partilhando saberes e estrategias; 
  • Formular hipóteses e prever resultados;



Estratégias/Desenvolvimento:


  • Esta aula irá ser dedicada, exclusivamente, a definição de como os jogos de Matemática, são formas praticas de entender com facilidade a disciplina. Para tal, a professora inicia a aula explicando o propósito da mesma, ou seja, é pretendido que seja apresentado alguns jogos explicando somente como se joga e a sua relação com a matemática, para que assim o aluno procure mas tarde se aprofundar em algum dos jogos apresentado, somente depois desta apresentação sera introduzido os dois jogos que irão ser o objeto de estudo das próximas aulas;
  • Iremos dividir a sala em grupos nesta fase vamos trabalhar o jogo de memoria e potência, apresentando aos alunos o fundamento básico das potências: “ Definição e resolução” Por convenção, admitiremos que todo número elevado a 0 é igual a 1, a0 = 1 e todo número elevado a 1 é igual a ele próprio, a1 = a. Exemplos 2= 2 , o que nos leva a outros exemplo como: Potência de expoente negativo, Multiplicação de potências de mesma base, Divisão de potências de mesma base, Multiplicação de fatores elevados ao mesmo expoente, Divisão de expoente igual Potência de potência.
  •  Após serem apresentados a todas estas formas, eles serão orientados de acordo o conhecimento adquirido a montar de forma que use tudo que lhe foi apresentado a montar um jogo de memoria de potencia, usando apenas uma forma depois diversificando as formulas.



Posteriormente, vamos trabalhar com o jogo torre de Hanói, desenvolvendo as mesmas atividades proposta no item anterior.




  •  Explicaremos a historia do jogo, na primeira ocasião os alunos ficaram livres para brincar da sua forma, depois acrescentaremos as regras.
  • O jogo será usado no intuito do estabelecimento de estratégias na transferência de peças, na contagem dos movimentos e no raciocínio lógico. Ele também cria uma situação envolvendo o número mínimo de movimentos necessários através da seguinte expressão matemática: 2n – 1, onde n corresponde ao número de discos. Por exemplo: 

                       Três discos = 23 – 1 = 7
                       Quatro discos = 24 – 1 = 15
                       Cinco = 25– 1 = 31

  • O restante da atividade, até este ponto inclusive, é realizado em grupo, e as professoras estarão ao dispor para qualquer esclarecimento de dúvidas;
  • Caso existam muitas dificuldades na construção dos modelos das atividades propostas, e penso que irão existir muitas, faz-se uma paragem na resolução colectiva da atividade para clarificar o que se pretende e dar pistas sobre a construção da expressão baseadas nos jogos.

Material Necessário:

o Projetor e data show
o Cartolina para montar jogo da memoria
o Quadro
o Livros didáticos
o Material para criar um jogo de Hanói




Discentes:
Taciara de Jesus Dias
Jaqueline de Souza Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário